Despenteadas e lindas mulheres

  
                                                             
  Cumpro todas as manhãs alguns rituais antes de sair para trabalhar, entre eles, o de me maquiar.
  Admito que não é o que posso chamar de minha tarefa preferida, até gosto um pouco, mas sem a obrigatoriedade.
  E hoje, durante este ritual, me flagrei em alguns questionamentos e ponderações.
  Meu universo profissional é rodeado de mulheres em busca da beleza, eu mesma, a cada manhã quando me coloco frente ao espelho e a paleta de sombras, estou na verdade buscando estar mais bonita.
  Confesso que entretanto, nem sempre consigo isso! Ainda que receba elogios, que me digam bonita, há sempre aqueles dias em que me sinto feinha! E hoje era um destes dias!
  Feinha, mas sábia, ponderei logo..rsr..Porque em meio ao que poderia se tornar uma catástrofe cromoterápica (afinal que cor de sombra cai bem no dia de hoje ?), achei coisas mais interessantes para pensar!
  Afinal, quando, quais dias ou momentos me senti mais bonita ao longo da vida ? Respostas mais rápidas e aparentemente a mais óbvias : no dia do meu casamento, no dia da minha formatura, no dia que entrei naquela calça 38, no dia que coloquei aquela lingerie m-a-r-a-v-i-l-h-o-s-a,...ou qualquer coisa do gênero! Será?
  Parei, pensei, analisei cuidadosamente cada um destes momentos na minha vida, (exceto o da calça 38, porque uso calças 38 desde os 15 anos) e percebi que não foi em nenhum deles.
  No fundo, acredito que nenhuma mulher tenha nestes momentos seu momento de maior segurança na própria beleza!
  Que atire a primeira pedra a mulher que pelo menos uma vez na vida não tenha gasto uma pequena fortuna num vestido super especial (e necessário..) para ir aquela festa mais especial ainda,..ou que tenha passado 2,3 meses pagando aquele par de sapatos espetaculares, ou que acreditou verdadeiramente que aquele creminho ia deixar sua pele igual a bumbum de recém nascido, macio e rosadinho,..que sua celulite iria sumir com aquela massagem, ou o bumbum iria firmar naquela meia-calça,...a barriga desintegrar naquele body,..ou em ultimo caso, que aquela luz um pouquinho mais fraca no quarto iria faze-la se sentir poderosa, linda e sexy!
  Acreditamos inocentemente e verdadeiramente algumas vezes, que são estes nossos momentos de plenitude estética, que são estes os caminhos (as vezes doloridos e caros..) para estarmos lindas e seguras!
  Me lembrei de uma ocasião, onde havia uma festa especial e eu comprei, a peso de ouro, um vestido igualmente "especial e necessário", (além de vermelho) com um decote pra lá de sexy nas costas, com a certeza de que me sentiria pronta a arrasar!
  Fatídica noite! Me senti o irmão caolho do patinho feio! Não teve elogio que me fizesse desgrudar da parede e olha que eles não foram poucos, olhares invejosos, alguns até gulosos, não me tornaram bela naquela noite! Sabe quando a gente não esta "se sentindo"? Era isso, eu não estava "me sentindo".
  Conseguiria sem fazer muito esforço, me lembrar de situações similares, minhas, de amigas queridas, momentos onde aos olhos de todos estávamos lindas,mas ainda assim, não estávamos "nos sentindo" !
  Não estou querendo difamar o belo, nem os recursos para o belo, também admiro a beleza em todas suas nuances e sou favorável a busca saudável do estar bem, se sentir bem!
  Esta manhã apenas me dei conta, que tragicamente irônica é esta busca incessante pela beleza segura, pela olhar confiante que temos quando sabemos estar "arrasando".
  Me dei conta dos momentos onde de fato sabia que estava arrasando! Consegui identificar os momentos de minha vida onde tive a total certeza de estar bela, linda, segura.
  Arrasamos é quando estamos suadas, descabeladas, descompostas, entregues,.. quando nos desconectamos dos conceitos, dos padrões e simplesmente somos!
  Fui linda em todos os momentos onde sentei no chão para brincar com minhas crias de boneca, fazendo comidinha, barulho de aviãozinho com a boca, sem maquiagem, descalça, mas linda, verdadeiramente linda eu me senti!
  Fui linda quando consegui, depois de muito tempo de indecisão, finalmente pedir demissão, estava exausta, ao final de mais um dia de trabalho, numa sexta feira chuvosa, numa São Paulo fria e cinza, envolvida por blusas, cachecol, meias, botas, luvas, mas de peito cheio de certeza de que queria mais da vida. Me demiti e sai pra pegar um ônibus lotado, sem saber o que faria no dia seguinte, mas naquele momento eu era a mulher mais linda do mundo!
  Fui linda quando depois de muito pensar, estudar, me preparar, consegui abrir meu espaço, ser dona do meu nariz profissional, criar um espaço com minha cara, meu jeito, meus ideais. Estive linda durante toda faxina que precisei dar para colocar a casa em ordem, a cada móvel que arrastava, já completamente suada, a procura do lugar ideal para coloca-lo.
  Sou linda todas as vezes que me vejo suada, descabelada e totalmente descomposta depois de fazer amor com o homem que amo e ele me olha nos olhos e diz que estou linda. Eu me sinto linda!
  Me sentir linda não esta atrelado a uma roupa, a um elogio, ao tamanho do meu salto, nem ao fato de estar ou não de maquiagem.
  Basta eu permitir que o suor estrague minha escova, despenteie meu cabelo, misture minha sombra, que um abraço amasse completamente minha roupa, nestas horas é que sou linda, e nestas horas é que me veêm linda!
  Melhor esquecer o vestido vermelho..

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Hoje eu só quero que o dia termine bem..."

A culpa da bicicleta

Hoje