TPN - TENSÃO PRÉ NATAL


  Não posso dizer que vou falar por mim, por que acredito que seja quase uma unanimidade, não há criatura imune a ela, pelo menos não entre as que conheço! A tensão pré Natal!
  Mal digeri o Patati-Patatá e a Monster Hight da semana da criança e quando penso que vou respirar, olho pro lado e me deparo um sorridente papai Noel balançando descaradamente numa vitrine qualquer! Pisco e logo ele está acompanhado de bolinhas coloridas, festão, pinheirinhos e parte da gôndola do supermercado se encheu de nozes! Socorro! Mal chegou novembro! Mas isso não importa, o velhinho vermelho entra e minha ansiedade o acompanha! É como se não fosse o ano que estivesse prestes a acabar e sim o mundo! Bate a neura do “preciso fazer”.
  Daí tudo fica urgente, necessário, inadiável! Terminar o tratamento dentário, perder os quilos que faltam perder, conquistar aquela promoção, aquele aumento ou o pior, aquele cara que passou o ano pagando de não quero compromisso! As pendências tem que ser resolvidas e pra agravar colocamos ainda mais pilha nas emocionais! É a desculpa que precisa ser pedida, o abraço que precisa ser dado, o eu te amo que ainda não falamos ou até o acabou, afinal, ninguém quer entrar o ano novo arrastando uma situação que já perdeu a sua razão em ser! Dá azar!!
  Como se não bastasse nossas neuras e cobranças pessoais, tem as sociais, que em tempos de selfie e todos conectados, ficaram ainda pior! São as intermináveis confraternizações, amigos secretos, reuniões, compra de presentes, decoração da casa, pensar na ceia, trocar a cortina, mandar lavar os estofados e tapetes para receber a família que vem para as festas, torcendo para que não esqueçam que o Carnaval não esta incluído no pacote, encarar o supermercado e a mega inflacionada nos preços, os filhos pedindo presentes, o marido insistindo que não quer nada na típica chantagem emocional de que “não precisa se preocupar comigo, você já tem coisas demais para pensar”! Tudo isso claro, sorrindo nas fotos, carão e sorrisão firmes e sem perder o foco no básico: participar, sorrir, confraternizar, desejar coisas boas, ter só amor no coração, afinal é Natal e no Natal até a barata eu preciso amar!
  Explicações para tanta neura encontro inúmeras, das sagradas as profanas. Para o cristianismo, a comemoração do nascimento de Jesus e tudo que o cerca, nos abriga a reflexões e sentimentos nobres, mas por outro lado, como as festas coincidem com as férias escolares e o carnaval logo na sequencia, sabemos que o pais funcionará quase em ponto morto por um longo período, assim cismamos que tudo precisa ser resolvido e feito antes desse mega recesso! Até mesmo aquelas coisinhas que já estávamos procrastinando há anos, toda vez que o final do ano se aproxima, descobrimos que são urgentes e precisamos resolver de uma vez por todas!
  Confesso que já amei este frenesi coletivo, mas isso claro, quando não era eu a preparar a ceia nem decorar a casa! Hoje tem uma parte de mim que curte e muito, mas impossível negar que tem uma outra parte que quase surta, quer pagar de doida e fugir por monte! A solução? 
  Primeiro parar com a palhaçada de “esse ano não vou nem pensar em Natal”, já estou bem grandinha pra acreditar nisso! Aceitar, relaxar e tentar suavizar é melhor!
  Afinal, se o ano tem 12 meses, porque não usar os outros meses para também confraternizar, encontrar os amigos, por que afinal não posso fazer um amigo secreto em setembro? Ainda não descobri..rs...O mesmo vale para a compra dos presentes, se tenho amigos e parentes que permanecem inalterados por anos e vou a inúmeras lojas, promoções, bazares e afins durante o ano, por que não ir comprando os presentes aos poucos? Seria mais tranquilo e poderia ser até mais econômico. O mesmo vale para a organização da viagem e até da ceia. Dá pra escolher e reservar o roteiro antes e até alguns itens da ceia poderiam ser adquiridos e pensados meses antes, diminuindo o estresse das longas idas ao supermercado nesta época. As neuras emocionais também poderíamos dar uma suavizada. Basta tentar compreender que nem toda desculpa esta madura o suficiente para ser pedida, nem todo pedido está pronto para ser feito, todo reencontro tem seu tempo de acontecer por mais desejado que seja e todo abraço deve vir da alma! Besteira tentar impor soluções para aquelas questões pessoais que arrastamos meses, anos, sem conseguir solucionar, afinal Natal não substitui terapia!
  E por último, acho que poderíamos dar mais tempo ao nosso tempo. Fazer planos, ter sonhos e objetivos é super saudável, mas devagar, não é só porque dia 31 de dezembro tá ai que eu já preciso ir programando todo meu 2015. Planos a curto e médio prazo sempre funcionam melhor, além disso, no dia 01/01/2015, no fundo eu vou amanhecer exatamente do mesmo jeito que fui dormir, apenas um pouquinho mais madura e o melhor que posso fazer, é fazer o melhor com isso! Um feliz e sereno ano novo para nós!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Hoje eu só quero que o dia termine bem..."

A culpa da bicicleta

Hoje