Vamos colorir ?

                                                                        


  Ouvindo conversa numa fila qualquer, onde o tema principal, eram os livros de colorir, fiquei ali, distraída, tentando compreender o que nem da minha conta era, quando uma dizia, que essa história de colorir livros era coisa pra gente desocupada, sem ter o que fazer, porque ela, trabalhava demais e não tinha tempo nem paciência para estas besteiras! A amiga, compradora confessa e empolgada dos livros, ria timidamente, num misto de desculpas, vergonha e tentativas em provar que também era ocupada, vivia na correria, tinha filhos, trabalho, etc, etc.
  De um lado, uma workaholic assumida e super orgulhosa por ter um estresse pra chamar de seu, se achando inteligente e ocupada demais para este mundinho de lápis de cor e papel, do outro, alguém igualmente ocupada e estressada e quase se desculpando por estar em busca de alguns momentos de introspecção junto a sua caixinha nova de Faber.
  Descreviam realidades tão semelhantes e argumentos tão distantes!
  Saíram da fila e me deixaram ainda tentando compreender, o que ainda não era da minha conta, ou talvez só um pouco da minha conta...
  Por que os tais livros tem despertado um tipo de crítica tão preconceituosa? As reações quase seguem um padrão, na sucessão das frases "eu vi algo sobre esse livro mesmo,...mas isso não é coisa de criança?....ah, eu não tenho paciência muito menos tempo pra ficar brincando de colorir!"
  Acho que as atividades mais solitárias e silenciosas despertam uma crítica bem peculiar, meio ácida, quase revoltada,como se fosse um pecado pratica-las! Meditar, ler, escrever, cozinhar, colorir, para muita gente é sinônimo de falta de trabalho, excesso de paciência, falta de coisa melhor pra fazer (?).
  Só a meditação não tem encontrado mais lugar na minha rotina corrida, de resto, cozinho, escrevo, leio e ando colorindo bastante, sem dar ouvidos aos comentários de que devo estar com tempo e paciência de sobra!
  O tempo que ocupei aqui escrevendo, é o mesmo que ocupo lendo, cozinhando, colorindo e também o mesmo que muitos ocupam compartilhando as informações sobre o casamento da Preta Gil ou as imagens da ultima festa que foram, sentados num boteco da vida ou assistindo o ultimo capítulo da novela,  comentando sobre a vida da amiga ou fazendo qualquer outra coisa que julguem prazerosa e claro, ocupando seu tempo!
  Nada contra a Preta, a festa, o boteco, a novela ou a amiga! Cada um preenche seu tempo com o que lhe preenche a alma e nada contra aos que são contra os livrinhos de colorir! Apenas aos que são contra a atividade individual e silenciosa cada vez menos praticada nos dias de hoje: pensar!
  Socializar é tudo de bom, mas o silêncio e alguma atividade de pura introspecção são vitais para a qualidade do social!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Hoje eu só quero que o dia termine bem..."

A culpa da bicicleta

Hoje