Para minha Melissa - Admiráveis certezas incertas

AMO



  Se pararmos pra refletir, de verdade, o que é de verdade na vida?
  O que é estável, definitivamente estável?Onde mora a segurança que tanto perseguimos?
  Sonhamos com uma carreira segura, uma relação sólida, uma vida financeira estável.
  Olhando pra você,..17 anos,.. debruçada sobre livros, apostilas, sonhando planos, tecendo o futuro. E que eu não vá tenta-la fazer compreender as incertezas da vida, as suas idas e vindas, suas nuances...Aos 17 anos, somos a própria certeza, a segurança.
  Aos 17 podemos ter o mundo ! E isso é glorioso!
  Te olhar, me enche os olhos de orgulho, você é minha menina linda, com um coração cheio de sonhos, que tem a urgência de descobrir a vida.
  Seus planos contados quase sempre em meio palavras apressadas, me trazem um misto atordoador de medo e orgulho, deixa meu coração numa confusão de dúvida e respeito. Orgulho por te ouvir contar de planos profissionais, de crescimentos, de buscas que sonha. Medo por saber que algumas vezes nossos planos são alterados pela vida, sem aviso, que nossas conquistas podem ser lentas, as vezes difíceis, que conquistar o próprio espaço as vezes implica em abrir mão, em deixar para trás pessoas situações que muitas vezes nos são tão importantes.
  E a dúvida. De onde saíram tantas certezas,..tantos planos,..tantas definições?...Quem te ensinou a querer o mundo? A sonhar a vida?
 As vezes chego a questionar se tempo não seria um amigo traiçoeiro. Que nos ensina, suaviza nossas dores, mas nos prega grandes peças também. Te transformou em mulher sorrateiramente e nem me deixou perceber.
  Foi com você que eu aprendi e tento aprender cada dia mais, a ser mãe. Nasci mãe, quando você nasceu Melissa. E juntas já brigamos, discutimos, crescemos, aprendemos.
  Tenho um grande orgulho de ser sua mãe, gosto de te observar crescer, ouvir suas historias, mesmo que você acredite que não estou escutando, e já consigo sentir saudade destes 17 anos.
  Talvez eu pudesse ter feito mais, ter feito melhor, mas acredite, vivo numa constante tentativa. Mesmo nos erros, tentei acertar, te dar melhor de mim.
  Enquanto isso, vou esperando, para que lá naquele lugarzinho, não muito distante que damos o nome de futuro, a gente perceba que tudo valeu a pena, que nós duas conseguimos realmente fazer o melhor!

Em dezembro de 2009, minha cria mais velha, hoje com quase 19 anos, afirmou com a plena segurança dos 18 anos, que queria estudar em São Paulo, morar com o pai! E foi.
Assim e mesmo após eu ter vivido 17 anos a ouvindo dizer que a faculdade queria fazer em SP, que o mercado de trabalho dela estaria lá,...ainda assim, me deixou zonza, perdida, sem chão...
Já sabia que criamos os filhos para dar-lhes força nos passos, afim de caminharem sozinho, mas queria que fosse ali, na rua de baixo...
Chorei por uma semana inteira, de repente São Paulo tinha ficado há milhares de quilometros de distancia, nem telefone, msn, email, nada adiantava...
Vamos nos falando quase diariamente, usando estes inumeros recursos da vida moderna, entro no quarto dela todas as noites e converso um pouco com suas fotos, dou boa noite, bom dia, conselhos, estas "coisinhas de mãe",..rsrs...e escrevo,...muito...ajuda a exorcizar minha saudade, meus medos..

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Hoje eu só quero que o dia termine bem..."

A culpa da bicicleta

Hoje