Um frio novo na nuca

                                                                 

  Sempre tive cabelos cumpridos, desde que nasci, ou melhor, desde que eles começaram a ganhar tamanho. E associava, como acredito que grande parte das mulheres associam, seu tamanho ao tamanho de minha feminilidade, do meu poder de sedução, algo meio Sansão, no melhor estilo, "meu cabelo é minha força"!

  Até que, recentemente, um cabeleireiro mais audacioso, num aceno meu sobre a possibilidade de usa-lo mais curto, rapidamente tornou minha nuca figura pública! 
  Que susto! Mudança radical! Nuca a mostra, uma tatuagem que até então só os mais íntimos conheciam, também a mostra e gerando perguntas do tipo "nossa, quando você tatuou, qual significado ?"
  Acordei no dia seguinte com um frio novo na nuca e um calor novo por dentro!
  Uma super amiga, daquelas que conhecem um pouco das tatuagens da nossa alma, me fez uma pergunta que eu mesma já tinha me feito após me sentir assustadoramente segura com o novo cabelo: O que esta acontecendo  por dentro, que você esta gritando assim por fora?
  É verdade! Experimentei uma segurança que nunca sonhei com os novos cabelos curtos! E tem sim muita coisa mudando aqui dentro, muita coisa ganhando novo formato, se tornando mais seguras, novas exigências, coisas se tornando desnecessárias, urgências novas gritando, enfim, muita novidade acontecendo de fato. 
  Bem sei que não posso alterar tudo, que há coisas inalteráveis na vida, que há coisas que simplesmente não podemos abrir mão e não são somente valores, são situações, pessoas, histórias construídas. As vezes se esconde um "quê" de covardia, um misto de comodismo, no meu não posso, mas dentre minhas poucas certezas, uma delas é a de que a impermanência é a única permanência na vida.
  Vamos mudando, cada dia um pouquinho, nunca amanhecemos igual a noite anterior, e assim, mudam nossas necessidades, nossos olhares, nossos limites, nosso cabelo, é inevitável!
  Melhor compreender, aceitar e aprender, sinal que estou crescendo!
  E descobri que estou adorando o frio novo na nuca, mas a resposta a tantas perguntas sobre a tatuagem, ainda se mantém inalterada: é apenas uma maça...

Comentários

  1. O cabelo?
    O grande nos faz sentir sedutoras e curtos? Nos sentimos fortes e livres de muitas e tantas amarras, capazes de coisas que "princesa nenhuma conseguiria...sim a versão sansão é um arquetipo que faz sentido...te faz algum? Beijos e...amo seu palavrear,e o seu jeito de ver até uma joaninha a lavar o rosto!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

"Hoje eu só quero que o dia termine bem..."

A culpa da bicicleta

Hoje