A hipocrisia nossa de cada dia

                                                                     
  Hipocrisia:
    Particularidade do que é hipócrita. Ação ou efeito de fingir, inventar ou dissimular.Característica daquilo que não é honesto.Vício que consiste em aparentar uma virtude ou um sentimento inexistente.
    Ainda acrescentaria: Característica marcante dos dias atuais.
    Melhor evitarmos a hipocrisia, assumindo que todos somos hipócritas!
    Eu sou, você que está lendo este texto agora é, minha melhor amiga também, meu marido, seu marido, até nosso vizinho é!
    Não adianta torcermos o nariz, tentar evitar, disfarçar ou negar, a hipocrisia faz parte de nossos dias, de nossa sociedade.
   Algumas vezes tenho momentos de assustadora e profunda reflexão, ou de viagem mesmo, e começo a questionar atos, características dos nossos dias e quanto mais questiono, menos lógica encontro.
  Qual a lógica quando estufamos o peito para afirmamos que este ou aquele político é ladrão por desviar dinheiro de obra pública e no dia seguinte levarmos um "pouquinho de material de escritório" da empresa que trabalhamos para nosso filho fazer dever de casa?
  Qual a lógica quando estacionamos nas vagas especiais apenas porque "estamos atrasados e será rapidinho", mas esbravejamos alguém estaciona em frente a nossa garagem?
  Aceitamos em silêncio troco recebido a mais, mas reclamamos enfurecidos quando ocorre o inverso.
  Chamamos de imoralidade o casamento gay, mas até aceitamos de boa chefe de família modelo bom pai que dá umas puladas de cerca de vez em sempre!
  Ficamos estarrecidos com acidentes cada vez mais frequentes nas ruas e estradas, causados por motoristas embriagados, mas perdemos a conta de nossas latinhas e doses, na certeza de que sabemos o que estamos fazendo.
  Queremos combater o turismo sexual em nosso país, mas pagamos caro para assistirmos de camarote mulheres nuas desfilando no carnaval. É arte!
  Reivindicamos mais acesso a cultura, ao ensino de qualidade, mas achamos lindo nossos filhos cantando "eu quero tchu, eu quero tcha."
   Ensinamos o consumo consciente e gastamos pequenas fortunas numa bolsa de grife feita de um pobre jacaré!
   Dirigimos falando no celular porque não podemos perder aquela ligação, paramos em fila dupla porque estamos atrasados, colocamos um filho em cada fila do supermercado para ver qual anda mais rápido, no metro cheio, fingimos dormir quando um idoso entra,  vestimos o que não somos para conquistar, falamos o que não sabemos para impressionar, seguimos sendo o que não somos para tentarmos ser alguma coisa que acreditamos ser melhor!
   Mas continuamos cobrando verdade, verdade e verdade!
   Enfim, "Nada mais hipócrita que a eliminação da hipocrisia" já dizia Nietzsche. 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Hoje eu só quero que o dia termine bem..."

A culpa da bicicleta

Hoje